domingo, 28 de outubro de 2007

O traficante e marginal "CAZUZA"

"Fui ver o filme Cazuza há alguns dias e me deparei com uma coisa estarrecedora. As pessoas estão cultivando ídolos errados. Como podemos cultivar um ídolo como Cazuza?

Concordo que suas letras são muito tocantes, mas reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível.

Marginal, sim, pois Cazuza foi uma pessoa que viveu à margem da sociedade, pelo menos uma sociedade que tentamos construir (ao menos eu) com conceitos de certo e errado.

No filme, vi um rapaz mimado, filhinho de papai que nunca precisou trabalhar para conseguir nada, já tinha tudo nas mãos. A mãe vivia para satisfazer as suas vontades e loucuras. O pai preferiu se afastar das suas responsabilidades e deixou a vida correr solta. São esses pais que devemos ter como exemplo?

Cazuza só começou a gravar pois o pai era diretor de uma grande gravadora. Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.

Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.

Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.

Por que não são feitos filmes de pessoas realmente importantes que tenham algo de bom para essa juventude já tão transviada? Será que ser correto não dá Ibope, não rende bilheteria? Como ensina o comercial da Fiat, precisamos rever nossos conceitos, só assim teremos um mundo melhor.

Devo lembrar aos pais que a morte de Cazuza foi conseqüência da educação errônea a que foi submetido . Será que Cazuza teria morrido do mesmo jeito se tivesse tido pais que disessem NÃO quando necessário?

Lembrem-se, dizer NÃO é a prova mais difícil de amor .

Não deixem seus filhos à revelia para que não precisem se arrepender mais tarde. A principal função dos pais é educar. Não se preocupem em ser "amigo" de seus filhos.

Eduque-os e mais tarde eles verão que você foi a pessoa que mais os amou e foi, é, e sempre será, o seu melhor amigo, pois amigo não diz SIM sempre."

Karla Christine - Psicóloga Clínica


...reverenciar um marginal como ele, é, no mínimo, inadmissível...

5 comentários:

Anônimo disse...

mikra amiga, n reverenciamos cazuza por ser um marginal e mt menos devemos criticar seus pais,por mais q vc converse com sua filha isso n e certo de impedi la d entrar no mundo das drogas, gosto mt da banda cazuza sim e admiro mt o vocalista ao qual motivou o nome do conjunto, cazuza n foi marginal ele sim soube aproveitar o pouco tempo q temos fazendo o q queria, aposto q este "indigente " como vossa senhoria proclama fo iate mais feliz q eu e vc ja q ele nunk ligou para o q diriam sobre ele... ele apenaz quiz ser feliz, n estou cfalando q devemos usar drogas ou participar d orgias ate pq n me drogo mt menos sou a favor da prostiruição o q tento passar aki e q n devemos criticar terceiros so pq nos convem...

Anônimo disse...

Acho que você não tem o minino direito de falar do Cazuza ele só queria ser feliz, seja do modo que for, se você nao gosta das coisas que ele fez nao gaste seu tempo pensando nele, nao veja o filme siga sua vida, agora nao precisa postar comentários falando mal dele. Eu amo ele, eu AMO ele, e nao fale de uma pessoa que não esta aqui pra se defender!

Anônimo disse...

para mim o casusa foi um verme que fez muita gente se tornar um iludido como ele que so fazia o que não prestava devemos ser pessoas realistas não ser onestas e trabalhadoras não um marginal rediculo como ele foi e devemos mostrar coisas boas as gerações futuras para q ñ caiam nessas ilusões de curtir a vida e ser feliz e esquecer q temos familias e pessoas que podem se influenciar com nossos atos! sou apenas uma pessoa q procura fazer o q é serto ñ uma ilusão babaca como a dele q só mostrou coisas erradas ao nosso pais por isso que as coisas ñ vão para frente por essas pessoas q ñ tem conciencia que o pais esta cada ves mais se afundando nas drogas e crimes

Anônimo disse...

Achei ridículo o texto acima!
Gostaria primeiramente de lembrar que CAZUZA marcou sua época com músicas de teor revolucionário! Tentou fazer a sociedade sair de um senso comum, de uma alienação promovida pelo pão e circo de cada dia!
Lembrando que acabávamos de sair de um período onde a ditadura militar tolhia ideologias contrárias. Toda a liberdade era nova e CAZUZA só queria mudar o mundo com suas letras, CAZUZA viveu intensamente, CAZUZA pode até não ter sido um exemplo a se seguir pela questão das drogas, das orgias, da ‘in-conseqüência’, ele era jovem e ainda não havia se encontrado, não é fácil para um gênio se encontrar em um mundo o qual ele desconhece. Todo o erro consiste na sociedade não ter tido preparação alguma para a mudança que ele queria proporcionar. Você fala da mãe de CAZUZA, diz que ela não educou o filho dela corretamente, fala que ele foi mimado, fala, fala, fala, julga! Pra mim você somente julgou, julgou o tempo todo! Julgou a criação de uma mãe. Isso não se faz! Você iria gostar se alguém chegasse para você e criticasse a criação que dá à sua filha?Quem somos nós para julgar uma pessoa, qualquer ela que seja? “Não julgueis para não serdes julgados”. Já que “somos iguais em desgraça”, não cabe a nós criticar ninguém!


CAZUZA não tinha medo do que as pessoas iriam falar dele, ele vivia a vida como queria, em uma sociedade alternativa onde "o que tu queres é lei"(como diria Raul Seixas). Ele foi autêntico!
“Fiquei horrorizada com o culto que fizeram a esse rapaz, principalmente por minha filha adolescente ter visto o filme. Precisei conversar muito para que ela não começasse a pensar que usar drogas, participar de bacanais, beber até cair e outras coisas fossem certas, já que foi isso que o filme mostrou.”
Meu Deus! Sinceramente! Você que assistiu ao filme, viu alguma recomendação , em qualquer parte que seja, de que o quê CAZUZA fez, como beber e usar drogas ilícitas, teria que ser seguido por toda a sociedade?
Falaram alguma vez que teríamos de usar drogas e beber até cair?
Atenção! Advertência! Quem assistir ao filme a seguir deverá fazer exatamente como foi mostrado em algumas cenas! Vamos beber, vamos usar drogas, vamos!
Falando honestamente. Eu não vi nenhuma advertência!
Só seguimos o que queremos seguir!


“Cazuza era um traficante, como sua mãe revela no livro, admitiu que ele trouxe drogas da Inglaterra, um verdadeiro criminoso. Concordo com o juiz Siro Darlan quando ele diz que a única diferença entre Cazuza e Fernandinho Beira-Mar é que um nasceu na zona sul e outro não.”
Sabe quem são os maiores traficantes de nosso país? Os políticos! Os ladrões, lavadores de dinheiro, OS RATOS DA PISICINA.
CRIMINOSO? Você não está sendo fatalista demais?
Pelo que eu saiba CAZUZA nunca matou ninguém! Criminoso? Ah por favor né?! Aí você foi EXAGERADA!
E o quê você me fala da sociedade viva CAZUZA? Têm algo a dizer?
Só a titulo de curiosidade

[Rua Pinheiro Machado, 39 - Laranjeiras
22231-090 Rio de Janeiro RJ
tel (55 21) 2551 5368 / fax (55 21) 2553 0444
vivacazuza@vivacazuza.org.br]
Se quiser doar fique a vontade!
(continua)
B.R

Anônimo disse...

Continuemos...

Se CAZUZA não fosse quem ele foi, não teríamos uma das maiores ONGs do país! A sociedade viva CAZUZA auxilia crianças soropositivas, através de assistência à saudade, educação e lazer!
“Cazuza só começou a gravar pois o pai era diretor de uma grande gravadora. Existem vários talentos que não são revelados por falta de oportunidade ou por não terem algum conhecido importante.”
Venhamos e convenhamos, se você tem a faca e o queijo na mão, por que não utilizá-los?
Se cazuza não aproveitasse o que sua família tinha para lhe oferecer com o talento que ele tinha, me desculpe, mas ele seria preguiçoso e desinteressado. Gravando com o auxilio do pai, músicas que saiam de um senso comum, letras que feriam o ego do poder, mostrou à todos que tinha uma ideologia forte! Soube aproveitar seu talento mesclando-o com causas sociais.
Então, acho que já falei ‘um pouco demais’!
Quando ouvi um comentário na rua acerca deste texto pesquisei sobre ele o mais rápido que pude!
Só tenho algo a dizer à autora deste!
Isto:
Blues da Piedade
Agora eu vou cantar pros miseráveis
Que vagam pelo mundo derrotados
Pra essas sementes mal plantadas
Que já nascem com cara de abortadas
Pras pessoas de alma bem pequena
Remoendo pequenos problemas
Querendo sempre aquilo que não têm
Pra quem vê a luz
Mas não ilumina suas ‘minicertezas’
Vive contando dinheiro
E não muda quando é lua cheia
Pra quem não sabe amar
Fica esperando
Alguém que caiba no seu sonho
Como varizes que vão aumentando
Como insetos em volta da lâmpada
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem
Quero cantar só para as pessoas fracas
Que tão no mundo e perderam a viagem
Quero cantar o blues
Com o pastor e o bumbo na praça
Vamos pedir piedade
Pois há um incêndio sob a chuva rala
Somos iguais em desgraça
Vamos cantar o blues da piedade
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Pra essa gente careta e covarde
Vamos pedir piedade
Senhor, piedade
Lhes dê grandeza e um pouco de coragem

‘SOMOS IGUAIS EM DESGRAÇA’
‘Na mídia da novidade média’
’Deus é amor sem segredo’ Cazuza

B.R -19 anos